Comunicar Emocionalmente!
Ouvimos com frequência que devemos ter cuidado e não "ter o coração perto da boca", numa expressão, que indica que devemos ter "tempero" naquilo que falamos e como falamos! No entanto, quando recalcamos as nossas emoções, deixamos de as saber controlar, quer as nossas, quer as dos que nos rodeiam. É fundamental que aprendamos a comunicar emocionalmente, isto é, que não recalquemos aquilo que sentimos e que se passa connosco a nível emocional!
Todos nós já nos deparamos com pessoas que têm dificuldade em exprimir o que sentem; quando se trata de exprimir emoções, não têm vocabulário e bloqueiam! Mas quando isto acontece ficamos mudos, surdos e cegos! Mudos porque não somos capazes de exprimir o que se passa connosco a nível emocional, surdos porque não damos ouvids ás nossas emoções e cegos porque deixamos de enxergar as emoções dos outros!
As emoções têm nome e é importante que as saibamos chamar! É por isso que é tão importante que, desde cedo, as crianças aprendam a controlar as suas emoções; isso fará com que sejam mais bem sucedidas a nível pessoal e escolar! Felizmente, no caso das emoções, o ditado "buuro velho não aprende línguas", não se aplica, pelo que se sente dificuldades a este nível, está sempre a tempo de mudar e de aprender a controlar e gerir de forma inteligente as suas emoções e as dos outros!
Se precisar de ajuda para gerir melhor as suas emoções, não hesite, posso ajudar, porque a formação emocional é útil para todas as esferas da sa vida!